Um dos grandes pesadelos que muitas empresas ainda enfrentam, mesmo em uma era de intensa Transformação Digital, é a qualidade de acesso à internet. A conexão instável é um problema comum para a maioria das organizações que dependem da internet para desenvolver sua operação.
A verdade é que, apesar de existir uma evolução no número de aparelhos e pessoas conectadas, tornando o Brasil um dos líderes de consumo de internet na América Latina, a velocidade de acesso e a qualidade da conexão parecem seguir o caminho inverso. Por isso, é preciso buscar caminhos que ajudem a mudar esse panorama.
Para entender o que pode causar a internet oscilando muito, separamos uma lista com três problemas que podem derrubar o sinal de internet na sua empresa. Além disso, reservamos, no final, uma excelente maneira de resolver esse desafio. Confira!
O que pode tornar uma conexão instável?
Dentro das residências, alguns problemas são facilmente reconhecidos quando se trata de uma conexão instável. Mas e dentro das empresas, que precisam manter um nível contínuo de conexão (principalmente na rede sem fio), quais seriam os fatores que deixam a internet oscilando? Veja agora:
1. Excesso de roteadores e repetidores
Em empresas que possuem uma área maior, onde a conexão precisa se estender, é comum que sejam usados vários aparelhos de roteamento ou até mesmo de repetição de sinal. O intuito é que todas as áreas úteis tenham acesso à rede de internet.
Mas, na verdade, esse pode ser um dos principais problemas que causam a conexão instável. Na prática, esses dispositivos podem acabar interferindo no funcionamento um do outro pelo baixo número de canais de transmissão.
Leia também: CONEXÃO WI-FI EM EVENTOS – 5 DICAS PARA O PLANEJAMENTO IDEAL
2. Interferência de outros aparelhos eletrônicos
Não são só os roteadores que causam o problema. Outros componentes eletrônicos podem produzir interferência eletromagnética, gerando uma conexão instável de internet.
Fique atento em equipamentos como micro-ondas, telefones sem fio, celulares, televisores, lâmpadas fluorescentes, sistemas de vigilância sem fio, detector de movimento, controles de portas de garagem, entre outros. O ideal é diminuir a quantidade desses dispositivos nas áreas próximas à central de conexão. Assim, é possível não ter a internet oscilando muito.
3. Alto volume de dados requisitados ao mesmo tempo
À medida que as pessoas usam mais dados em seus smartphones, mais a conexão fica instável. É fácil notar esse problema quando, por exemplo, tem muitas pessoas tentando assistir à Netflix em casa e alguém inicia um download em outro dispositivo.
A conexão simplesmente não consegue lidar com todos os dados de uma só vez e a velocidade de todos piora. O resultado é a conexão instável. Então, para evitar a internet oscilando muito, é importante avaliar a real necessidade de realizar esses downloads.
Link dedicado: a solução ideal contra a conexão instável
Para evitar esses problemas que causam a conexão instável e atrapalham o andamento das organizações, existe uma solução ideal: o link dedicado.
Com essa solução, você garante uma ligação direta com o provedor de internet e mantém uma infraestrutura exclusiva para suportar todas as necessidades de conexão.
Confira algumas das vantagens que um link dedicado pode proporcionar para sua empresa:
- Conexão de internet rápida e confiável: com um link dedicado, você passa a ter acesso à internet de alta velocidade. Conte ainda com a garantia de uma conexão permanente, sem interrupções.
- Suporte técnico 24 horas: diferentemente das conexões comuns, com o link dedicado você tem total disponibilidade do serviço de suporte. Dessa forma, sua empresa tem mais garantia de continuidade nas conexões, além do monitoramento da rede.
- Fornecimento de IPs válidos e fixos: você também recebe IPs fixos para seus servidores internos ao optar por um link dedicado. Além disso, você pode oferecer também o acesso externo a suas páginas na web de forma dedicada. Assim, é possível garantir a segurança de dados mesmo com um alto volume de tráfego.